Quais foram as influências deixadas após cem anos do movimento que mudou os rumos da arte e da cultura brasileira? Filme será exibido neste domingo (13), às 23h.
A artista Panmela Castro no documentário 'Os novos modernistas', da GloboNews Divulgação A Semana de Arte Moderna, que completa cem anos neste domingo (13) mudou os rumos da cultura e da arte brasileira.
Como podemos ver esse legado hoje? O documentário "Os novos modernos" foi buscar a resposta com seis artistas contemporâneos de várias áreas que buscam a inovação sem deixar as raízes de lado: Baco Exu do Blues, Maxwell Alexandre, Panmela Castro, Jonathas de Andrade, Denilson Baniwa, e Sergio Vaz.
A produção original da GloboNews será exibida no canal neste domingo, às 23h.
O filme conta a história do evento, seu impacto e discute com artistas e curadores também os legados e as ausências do movimento hoje.
Veja um teaser abaixo: Veja teaser do documentário da GloboNews 'Os novos modernos' “Os novos modernos são artistas contemporâneos, não necessariamente jovens, mas com o mesmo objetivo: criar algo revolucionário.
Muitos saíram da periferia e têm se destacado dentro e fora do país.
”, diz Ledu Garcia, coordenador de documentários da GloboNews.
No trecho que reconta o abalo de 1922, o documentário fala com familiares de artistas, como a sobrinha-neta da Tarsila do Amaral e o neto de Oswald de Andrade.
Ainda foram ouvidos especialistas e curadores de arte como Lauro Cavalcanti, Marcia Camargos, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Marcelo Campos.
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.