Retorno deveria ter ocorrido na última semana, mas foi adiado para esta segunda-feira (14), após suspensão do programa "Bolsa Ferraz".
Prefeitura fechou contrato temporário de seis meses para limpeza de unidades.
Rede municipal de Ferraz de Vasconcelos retoma aulas nesta segunda-feira As aulas presenciais na rede municipal de Ferraz de Vasconcelos foram retomadas nesta segunda-feira (14).
As aulas deveriam ter sido retomadas na última segunda (7), mas o ensino remoto foi mantido na última semana porque a Justiça suspendeu o programa “Bolsa Ferraz”, alegando desconformidade com a lei complementar do Governo Federal que proibia contratações ou admissões públicas até o dia 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia.
O programa mantinha cerca de 200 beneficiários na organização e na limpeza das escolas.
Agora, 115 profissionais de outra empresa foram contratados para atuar em toda a rede municipal.
O contrato é temporário e tem duração de 180 dias (seis meses).
“Vai ser feita agora uma licitação, para que novas empresas possam demonstrar o interesse, e aí sim, ser contratada uma empresa para prestar esses serviços”, explicou o supervisor de ensino Rafael Oliveira, que disse também que o município recorreu da decisão da Justiça.
Funcionária atua na limpeza de unidade de ensino em Ferraz Reprodução/TV Diário A reportagem da TV Diário esteve em uma unidade que atende 61 crianças, de 0 a 3 anos.
As aulas tiveram início às 7h, e foi possível presenciar a atuação da profissional de limpeza nas áreas coletivas, inclusive auxiliando nos protocolos de higienização contra a Covid-19.
Na unidade, são duas profissionais, que se revezam entre os turnos.
“É fundamental.
Esses profissionais que garantem esse processo.
Quando tem alimentação das crianças, higienização dos espaços sanitários.
Tudo isso é realizado por eles”.
Com o retorno das aulas presenciais, o supervisor também falou sobre como a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos vai trabalhar a defasagem no aprendizado por conta da pandemia.
“Esse é um problema que vamos enfrentar a longo prazo.
A Secretaria de Educação vai fazer formações com os professores, e, dentro do planejamento que a gente já programa, isso vai ser abordado”.
Ao todo, 48 escolas da rede municipal retomam as aulas presenciais em Ferraz, atendendo cerca de 20 mil estudantes, entre crianças, jovens e adultos, estes que são alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2026 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.