Gilberto Gil, Os Mutantes e Erasmo Carlos são alguns dos artistas que já estiveram em espaço dedicado à diversidade musical brasileira em um dos maiores festivais do país, que acontece em Ribeirão Preto. Nação Zumbi, Tributo a Legião Urbana, Erasmo Carlos e Gilberto Gil já passaram pelo Palco Brasil do João Rock, em Ribeirão Preto (SP)
Igor do Vale e Érico Andrade/g1
Desde 2017, o João Rock, considerado um dos maiores festivais do país, tem um espaço dedicado à pluralidade da música brasileira no interior de São Paulo.
Do Nordeste ao Rio de Janeiro, as edições temáticas do Palco Brasil, ao longo dos últimos anos, têm atraído a atenção do público que frequenta o evento em Ribeirão Preto (SP) com ícones como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Os Mutantes.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A seguir, relembre, ano a ano, as atrações que já passaram pelo Palco Brasil no João Rock:
2017: Nordeste
A 17ª edição do João Rock, em Ribeirão Preto, abriu espaço a expoentes da música da região Nordeste no primeiro ano do Palco Brasil. Por ele passaram o paraibano Zé Ramalho e os pernambucanos Alceu Valença, Lenine e Nação Zumbi, que levantaram o público do festival com ritmos como forró, MPB, xote, frevo e manguebeat.
Zé Ramalho e Lenine estiveram na edição 2017 do Palco Brasil do João Rock
Érico Andrade/g1
2018: Tropicália
Neste ano, o Palco Brasil prestou homenagem a alguns dos ícones do tropicalismo, movimento cultural que remete ao fim dos anos 1960. Os Mutantes foram os primeiros a entrar em cena, seguidos por Gilberto Gil, no projeto "Refavela 40", Caetano Veloso e filhos, no "Ofertório", e Tom Zé.
2019: Brasília
Na edição que celebrou a música da capital federal, o Palco Brasil reuniu gerações do rock, começando com Plebe Rude revivendo sucessos da década de 1980, passando pelo tributo a Legião Urbana, com Dado, Bonfá e André Frastechi, o estilo rebelde, mas também romântico, de Capital Inicial, o reggae “de raiz” da banda Natiruts e o hardcore de Raimundos, que completava 25 anos de carreira.
Plebe Rude e Natiruts estiveram no Palco Brasil do João Rock em 2019
Érico Andrade/g1
2020 e 2021
Nesses dois anos, o João Rock não foi realizado em função da pandemia da Covid-19. Em 2020, os organizadores do festival promoveram uma live com Alceu Valença, Poesia Acústica, Humberto Gessinger, Raimundos, Marcelo D2 e CPM22, mas sem palcos temáticos. Em 2021, o evento foi adiado para 2022.
LEIA TAMBÉM
João Rock 2024 celebra público fidelizado, atrações inéditas e pluralidade musical
Veja o line-up do João Rock 2024 em Ribeirão Preto
Final do concurso de bandas do João Rock tem empate, e festival terá mais dois shows
2022: Rio de Janeiro
A “Cidade Maravilhosa” foi destaque do Palco Brasil na 19ª edição do festival. A cena musical carioca contou com ícones do rock e ritmos parceiros, com Erasmo Carlos, Gabriel o Pensador, Marcelo Falcão, Barão Vermelho, Planet Hemp e Braza.
Barão Vermelho e Marcelo Falcão foram algumas das atrações do Palco Brasil do João Rock 2022
Érico Andrade/g1
2023: Lendas Vol.1
Em 2023, o Palco Brasil foi dedicado a nomes consagrados da música popular brasileira. Tom Zé, Os Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil embalaram fãs de todas as idades.
Tom Zé e Alceu Valença foram atrações do Palco Brasil no João Rock 2023
Igor do Vale e Érico Andrade/g1
2024: Lendas Vol.2
Em uma nova edição em homenagem a ícones da MPB, o João Rock recebe este ano Lulu Santos, Ney Matogrosso, os estreantes Djavan e 14 Bis, além de Novos Baianos.
Público acompanhou animado show de Tom Zé, que abriu o Palco Brasil na edição de 20 anos do João Rock, em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Publicada por: RBSYS