Somente 15 unidades de conservação do país receberam o veículo, segundo a chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, Marian Rodrigues.
Parque Nacional Serra da Capivara, Sul do Piauí, recebe veículo para combater incêndios Joaquim Neto /Arquivo Pessoal O Parque Nacional Serra da Capivara foi uma das 15 unidades de conservação do Brasil a receber um caminhão responsável por combater incêndios.
O veículo foi entregue esta semana pelo Governo Federal e custa R$ 1, 3 milhão.
O parque foi uma das unidades contempladas por apresentar algumas especificidades.
A reserva ecológica está localizada na caatinga brasileira, bioma com maior crescimento no número de queimadas em 2021.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram No ano passado, um incêndio de grandes proporções ocorreu na região da Serra da Capivara, mas não chegou a atingir o parque.
O Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalharam para evitar que o fogo chegasse até a área que possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.
Caminhão será utilizado para combater incêndios Joaquim Neto / Arquivo Pessoal “Certamente, se naquela época já tivéssemos esse veículo, o incêndio teria sido repelido mais rápido”, disse a chefe do Parque da Serra da Capivara, Marian Rodrigues.
Na quinta (10) e sexta-feira (11), os funcionários do parque receberam um treinamento técnico que visou ensinar como o veículo deve ser operado.
Sobre o parque Serra da Capivara tem cenários deslumbrantes Terra da Gente O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior parque de pinturas rupestres do mundo.
Ele foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Considerado um dos cenários mais fascinantes, o Parque Nacional atrai visitantes de todo o Brasil e também do exterior pela sua formação: cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs.
Serra da Capivara é único destino brasileiro apontado em lista de viagem em 2022 do jornal 'The New York Times' A Pedra Furada é um dos pontos mais emblemáticos da paisagem da Serra da Capivara Celso Tavares/G1 Com 130 mil hectares e mais de 1.
200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.
Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.
No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana.
O Parque Nacional da Serra da Capivara reúne espécies de três biomas: além da caatinga, também a Mata Atlântica e a floresta amazônica Celso Tavares/G1 O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs.
Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.
Pinturas Rupestres Além dos museus, há ainda o tradicional passeio pelos paredões onde estão preservadas centenas de desenhos e pinturas feitas pelos povos pré-históricos.
Detalhe de pintura pré-histórica no Parque Nacional da Serra da Capivara Celso Tavares/G1 De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os vestígios se espalham de Norte à Sul do estado, cobrindo uma área de 70 cidades.
Rico em arte rupestre, o Piauí tem um dos mais importantes vestígios que ajudam a recontar a origem da humanidade a partir da pré-história.
Museu do Homem Americano O Museu do Homem Americano foi criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região.
A exposição mostra os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do Parque.
Museu do Homem Americano conta história da humanidade Pedro Santiago/G1 A exposição permanente apresenta as teorias de povoamento da América criadas a partir das descobertas feitas na região.
O visitante conhece ainda a história da escavação arqueológica do sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que demonstrou a presença humana na região desde o período Pleistoceno.
Centena de peças do sítio arqueológico estão expostas no Museu do Homem Americano na Serra da Capivara Pedro Santiago/G1 Também estão expostos instrumentos pré-históricos, esqueletos e urnas funerárias usadas pelos primeiros humanos a povoarem a região, há mais de 11 mil anos.
Museu da Natureza Museu da Natureza resgata milhões de anos da história do planeta Reprodução/JN O Museu da Natureza conta a história da formação dos biomas, da fauna e da flora da região, por meio das mudanças climáticas, desde o surgimento do universo até o estágio atual.
Dentro do museu, há 12 salas dispostas em espiral onde o visitante poderá conhecer todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, conhecer os fósseis de animais gigantes e a vegetação local.
O Museu está localizado ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara, mas fora da área de preservação, isso porque o Parque está dividido em quatro municípios piauienses: Brejo do Piauí, João Costa, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.
Museu da Natureza, no Piauí Reprodução /TV Clube Confira as últimas notícias do g1 Piauí ???? Siga o g1 Piauí no Instagram e no Twitter.
???? Entre no grupo de WhatsApp e receba os boletins de notícias VÍDEOS: Assista às noticias mais vistas da Rede Clube
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.