Vendaval atingiu o município e destruiu diversas residências, escolas e estabelecimentos comerciais.
Casa destelhada e caixa d'água quebrada pela força dos ventos em Oriximiná Reprodução / Redes sociais O prefeito do Município de Oriximiná, oeste do Pará, José William Siqueira da Fonseca, assinou nesta quinta-feira (14), decreto de Situação de Emergência em decorrência das chuvas intensas e forte vendaval registrados na tarde de segunda (11).
Segundo o prefeito o temporal destruindo diversas residências, escolas e estabelecimentos comerciais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram O documento reconhece a existência dos inúmeros danos materiais provocados e prejuízos econômicos, sociais e de trafegabilidade.
De acordo com a prefeitura, na zona urbana mais de 7 bairros sofrem danos com o temporal.
Na Zona Rural, o Ramal Cafelândia (Iripixi), e algumas comunidades ribeirinhas também foram afetados.
Aproximadamente 733 famílias foram atingidas, o que corresponde a 3.
665 pessoas afetadas, segundo a prefeitura.
Casa afetada teve telhado destruído pela ventania em Oriximiná Patrício Coimbra O governo municipal realizou doação de telhas, no entanto, não possui recursos suficientes para restabelecer todas as áreas degradadas.
Pelo decreto, o município fica autorizado a mobilizar todos os órgãos municipais, para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
O detalhamento do desastre, consta em parecer técnico da Compdec, que em parecer manifestou-se favorável à declaração da O decreto vai vigorar pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar prazo máximo de 180 dias.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.