loader

Retorno das aulas presenciais no Amazonas: o que você precisa saber

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Retorno das aulas presenciais no Amazonas: o que você precisa saber
Retorno das aulas presenciais no Amazonas: o que você precisa saber

Escolas da rede estadual e municipal na capital reabrem para alunos nesta segunda-feira (14).

Novo ensino médio será adotado, vacina contra Covid será exigida e estudantes terão passe livre nos ônibus.

Estudantes retornam às aulas presenciais no Amazonas nesta segunda-feira (14).

Divulgação/Secom As aulas presenciais das redes municipal, em Manaus, e estadual de ensino no Amazonas retornam nesta segunda-feira (14).

O g1 selecionou as informações que você precisa saber para a volta às aulas nas escolas da cidade.

O início das aulas presenciais deveria ter acontecido em 7 de fevereiro, mas devido o aumento de casos da Covid-19 no início do ano, o retorno às escolas foi adiado para esta segunda (14).

Nesta matéria, você vai entender que: Vacinação contra Covid em crianças será obrigatória; Calendário do ano letivo termina em dezembro; Estudantes terão passe livre nos ônibus; Novo Ensino Médio será adotado neste ano.

Vacinação contra Covid em crianças A Prefeitura de Manaus irá exigir, obrigatoriamente, a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 no retorno das aulas presenciais na rede municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, no dia 31 de janeiro.

Na rede estadual, não haverá exigência do comprovante de vacinação.

Vacinação de crianças em Manaus deve ser intensificada Neste sábado (12), cinco escolas da rede estadual foram postos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos, em Manaus.

A medida visa intensificar as ações de vacinação nesta faixa etária contra a Covid-19.

Além destas unidades, outros 14 pontos foram disponibilizados.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a ação tem por objetivo assegurar o retorno das crianças às aulas, na segunda- (14), com a proteção contra o novo coronavírus iniciada.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, pede que os pais que ainda não levaram os filhos de 5 a 11 anos para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 que procurem os pontos de vacinação.

“Estamos fazendo a parte que cabe ao poder público, que é oferecer a vacina e facilitar o acesso aos locais de vacinação.

Em dois dias e meio vacinamos mais de 12 mil crianças.

Até agora, temos 61 mil já com o esquema vacinal iniciado.

Esperamos que os papais e mamães compareçam em massa para garantir a proteção de seus filhos”, disse.

Retorno das aulas na rede pública do AM é adiado após alta de casos de Covid-19 De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, em Manaus, são 260 mil crianças nessa faixa etária.

A meta da campanha é alcançar 90% deste total, o equivalente a 234 mil crianças.

Calendário do ano letivo Nas escolas municipais de Manaus, o ano letivo será de 7 de fevereiro a 21 de dezembro.

Nas escolas estaduais, em todo o Amazonas, será de 7 de fevereiro a 14 de dezembro.

Passe Livre para estudantes Estudantes da rede pública têm direito ao Passe Livre Estudantil, em Manaus, no retorno às aulas presenciais, na segunda (14).

A Prefeitura de Manaus orienta aos alunos que tomem algumas medidas para garantir o benefício da gratuidade no uso do transporte coletivo, durante o ano letivo.

Os alunos devem conferir no site estudantes.

manaus.

am.

gov.

br se os dados pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência, estão atualizados na escola em que estão matriculados.

Estudantes da rede pública terão passe livre no transporte coletivo de Manaus em fevereiro Divulgação Caso não estejam, é recomendado realizar os ajustes necessários na própria escola, a partir de segunda-feira, quando as unidades de ensino retornam as atividades presenciais.

“Para que a gratuidade possa ser disponibilizada ao aluno, eles precisam verificar junto às escolas onde estão matriculados para averiguar se os dados estão atualizados, principalmente o código de endereçamento postal (CEP) da residência e o CPF.

Reforçamos que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o link principal entre os sistemas para que a gratuidade possa ser liberada aos alunos”, informou a chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

Manaus tem novos modelos do cartão do transporte coletivo; relembre os antigos Após a regularização dos dados junto à escola, o aluno não precisará fazer o cadastro pela internet, pois o sistema atualizará as informações dos alunos enviados pelas instituições de ensino.

No entanto, a gratuidade será disponibilizada somente aos estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola.

Novo Ensino Médio Os alunos que ingressarem no ensino médio a partir deste ano vão se deparar com uma novidade.

O Novo Ensino Médio, aprovado numa lei de 2017, passa a valer a partir deste ano letivo e vai mudar gradativamente o ensino.

Entre outros pontos, o novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais, uma mudança na grade curricular e até no objetivo do próprio ensino médio.

De acordo com o Governo do Amazonas, a 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações neste ano e, em 2023, será a vez da 2ª série.

A inclusão da 3ª e última série ocorrerá em 2024.

Novo ensino médio: escolas começam a implantar novo sistema a partir deste ano “A partir de agora, é necessário que haja uma interação, e troca de experiências entre estudantes e corpo docente.

Mais uma vez a rede estadual mostra sua grandeza em políticas educacionais”, explicou Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.

Uma das principais mudanças com o NEM diz respeito ao tempo mínimo do estudante na escola.

Antes, o aluno ficava cerca de 800 horas anuais nas unidades de ensino, agora, essa carga horária é de mil horas.

Haverá também aumento do tempo de aulas nas escolas.

A jornada de quatro horas diárias passará para, no mínimo, cinco horas.

A distribuição de horas será definida pela Secretaria de Educação, mas a meta é que sejam cumpridas 3 mil horas totais nos três anos de ensino, com 200 dias de aulas a cada ano letivo.

Para as escolas de Tempo Integral e unidades bilíngues, será necessário cumprir 4,2 mil horas.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rede de Rádio Graça e Paz direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2025 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.