Donald Trump entrou para a história americana como o primeiro ex-presidente a se tornar réu.
Em tribunal do estado de Nova York, ele é acusado de fraudes financeiras.
Trump é alvo de 91 acusações em quatro processos criminais Donald Trump é alvo de 91 acusações em quatro processos criminais.
Em junho de 2015, o empresário Donald Trump desceu a escada rolante para anunciar que seria candidato à Presidência, e começou a subir nas pesquisas.
Na reta final da campanha, o advogado de Trump, Michael Cohen, pagou US$ 130 mil ao advogado da atriz pornô Stormy Daniels para que ela não tornasse público o suposto caso que eles tiveram.
Duas semanas depois, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos.
Ao longo de 2017, o então presidente fez transferências ao advogado para reembolsar esses US$ 130 mil e registrou esses pagamentos como despesas jurídicas.
Seis anos depois, Donald Trump entrou para a história americana como o primeiro ex-presidente a se tornar réu, em tribunal do estado de Nova York.
Ele é acusado de fraudes financeiras.
A promotoria disse que o objetivo dos pagamentos era influenciar o resultado das eleições de 2016.
Em 2020, Trump seguia com o mesmo o objetivo - agora buscando a reeleição.
Os americanos foram às urnas no dia 3 de novembro de 2020.
Mas o resultado só saiu quatro dias depois: vitória do adversário, Joe Biden.
Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, o então presidente falou repetidamente de fraudes nas urnas que nunca foram comprovadas.
Trump chegou a telefonar para o secretário de estado da Geórgia para pedir que ele alterasse o resultado da contagem de votos do estado.
Essa ligação resultou no processo da Geórgia.
Ele é acusado de ser o chefe de uma organização criminosa que tinha como objetivo fraudar a eleição no estado.
Quatro dias depois do telefonema, Trump fez um discurso na capital, Washington, e incentivou a multidão a marchar em direção ao Congresso, que naquele momento estava reunido para certificar a vitória de Joe Biden.
Centenas de apoiadores de Donald Trump, muitos deles armados, invadiram o Capitólio.
As ações de Trump entre a eleição e a invasão são o foco do processo federal em que Trump responde a quatro acusações - incluindo a de conspirar contra os Estados Unidos.
Duas semanas mais tarde, Joe Biden tomou posse.
E a mudança de Trump deixou a Casa Branca em direção a casa dele na Flórida.
Nas caixas, centenas de documentos - muitos altamente sigilosos, que deveriam ter sido entregues ao Arquivo Nacional.
Depois de inúmeras tentativas frustradas de negociar a devolução dos documentos - muitos, inclusive, com segredos militares -, Trump foi acusado em um tribunal federal da Flórida de colocar em risco a segurança nacional.
LEIA TAMBÉM Donald Trump se apresenta para ser fichado no caso de interferência nas eleições de 2020 Trump troca de advogado horas antes de depor à Justiça dos EUA; relembre as acusações Polícia investiga ameaças contra júri que aprovou acusação formal de Trump
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.