loader

Voluntários com lesão medular completa voltam a andar graças a tratamento inédito

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Voluntários com lesão medular completa voltam a andar graças a tratamento inédito
Voluntários com lesão medular completa voltam a andar graças a tratamento inédito

'Eu consigo ficar em pé, andar, subir e descer escadas, nadar, pedalar… Quando eu me levantei, todos no laboratório aplaudiram de pé.

Já eu fiquei mudo por uns 10 minutos.

Me emocionei', afirma um dos homens que fazem parte de pesquisa na Suíça.

Voluntários com lesão medular completa voltam a andar graças a tratamento inédito Remar, nadar, treinar boxe ou apenas passar duas horas em pé tomando cerveja era algo impensável até pouco tempo para três voluntários - um italiano, um suíço e um alemão - que sofreram acidentes de moto e perderam os movimentos dos membros inferiores.

Mas graças a um tratamento inédito, agora eles podem fazer tudo isso novamente.

VÍDEO: na Suíça, homens paraplégicos conseguem andar, nadar e pedalar com ajuda de dispositivo que estimula nervos Normalmente, o nosso cérebro envia sinais através da medula espinhal para os músculos do tronco e das pernas.

Quando acontece uma lesão medular, a comunicação entre o cérebro e os membros inferiores é afetada - em caso graves, a comunicação é totalmente interrompida, causando a paralisia.

Nunca antes uma pessoa com um tipo de lesão tão grave tinha sido capaz de voltar a se movimentar dessa forma.

Um artigo sobre esta nova etapa da pesquisa, feita por um grupo de quase 70 pessoas, foi publicado esta semana na "Nature", uma das mais renomadas revistas científicas do planeta.

O Fantástico foi até a Suíça, onde o estudo é conduzido, e conversou com a fisioterapeuta e doutora em neurociências Edeny Baaklini.

Edeny explicou que a primeira etapa do estudo começou em 2016, com cirurgias para implantar eletrodos na coluna de seis pessoas com lesões parciais na medula.

Agora, a nova etapa com os três voluntários com a lesão medular completa envolve uma tecnologia mais avançada e precisa.

O novo tratamento consiste em um implante de um eletrodo mais largo e mais longo entre as vértebras e a medula espinhal, na região lombar.

Esse eletrodo é capaz enviar os impulsos elétricos necessários para controlar o tronco e as pernas.

Um deles, Michel, falou com a nossa equipe.

Ele sofreu o acidente há mais de quatro anos e, há um ano e meio, recebeu um implante na medula.

Andou de novo pela primeira vez dez dias depois da cirurgia.

"Eu consigo ficar em pé, andar, subir e descer escadas, nadar, pedalar, usar todos os meus aparelhos na academia… Quando eu me levantei, todos no laboratório - engenheiros, fisioterapeutas - aplaudiram de pé.

Já eu fiquei mudo por uns 10 minutos.

Me emocionei", afirma.

Ouça os podcasts do Fantástico: ISSO É FANTÁSTICO O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação.

Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito.

Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida.

Toda quinta-feira tem episódio novo.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rede de Rádio Graça e Paz direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2026 Rede de Rádio Graça e Paz. Todos os direitos Reservados.